Cirurgia geral é uma especialidade médica que congrega vários segmentos do ramo cirúrgico, tendo como objetivo atender pacientes portadores de doenças de ordem aguda ou crônica.

Essa especialidade ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamentos de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos, em situações de urgência e em tratamentos de caráter eletivo.

No Hospital Felício Rocho, a Cirugia Geral conta com profissionais qualificados, além de ampla estrutura de apoio: laboratório clínico, banco de sangue, serviço de diagnóstico por imagem (ultra-som, tomografia, ressonância magnética), endoscopia (broncoscopia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia), angiografia, medicina nuclear, serviço de anestesiologia, sala cirúrgica equipada (material de videolaparoscopia, radioscopia, ultrassom intra-operatório, ultracision, radiofreqüência), laboratório de anatomia patológica, serviço de nutrição, serviço de fisioterapia e unidade de terapia intensiva; além de dispor de tecnologia de ponta. 

Dentre as atividades da Cirurgia Geral, contam-se procedimentos: em nível ambulatorial; de cabeça e pescoço básica (Traqueostomia e cisto tireoglosso); da parede torácica (esofagianas e drenagens); da parede abdominal (hérnias, eventrações); do abdome agudo (apendicectomais, colecistectomias, colectomias e outras); do trauma; da endócrina (tireóide e paratireóide); do aparelho digestório prevalente; Videolaparoscópica; Oncológica; da hipertensão porta e do baço; para Obesidade Mórbida (Cirurgia Bariátrica).

A Cirurgia Geral também se destaca na modalidade de ensino, onde é dada ênfase à formação de especialistas. Mantém cursos de Especialização Médica credenciado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Residência Médica credenciada pelo MEC.