5812

A consulta com um ginecologista uma vez ao ano a partir da primeira menstruação e antes no início da vida sexual é fundamental para assegurar a saúde da mulher. Isso porque além dos exames específicos do corpo feminino, o médico também irá avaliar outros aspectos da saúde geral, como colesterol, triglicérides, hemograma, urina, entre outros. “Desde cedo é importante iniciar a vigilância sobre algumas doenças como o HPV, que está associado ao câncer de vulva e de colo de útero. Quanto mais cedo um problema for diagnosticado, maior a chance de cura. Conforme os anos vão passando, vamos somando outros exames.

Toda mulher deve fazer os exames em cada faixa etária e de acordo com suas condições de saúde.

 

  • Aos 20 anos (ou no início da vida sexual): Papanicolau, ultrassonografia das mamas, colposcopia, ultrassonografia pélvica ou transvaginal.
  • Aos 30 anos: além dos exames realizados na faixa dos vinte anos, “são recomendados exames para avaliar a função tireodiana TSH, T4 Livre, T3 e ultrassonografia da tireoide”, afirma o médico.
  • Aos 40 anos: além dos exames realizados anteriormente, passa a ser fundamental a realização de um exame anual de mamografia.
  • A partir dos 50 anos: “nesse período, quando a maioria das mulheres antra na menopausa, a principal preocupação são os ossos e o coração”, afirma o ginecologista. Por isso, deve ser realizada uma densitometria óssea assim que se inicia a menopausa, além de dosagens hormonais e exames para verificar o metabolismo do cálcio, com o objetivo e acompanhar e prevenir a osteoporose.

 

 

2019 © Copyright - Davaus Centro Médico Por Bhapen | ADMIN