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O inverno costuma ser uma época em que sentimos mais intensamente o mau humor e a preguiça e um dos principais responsáveis por isso é o frio.
Neste sentido, vamos aprender algumas estratégias que nos ajudam a manter quentinhos e protegidos.

Proteja as suas mãos e pés
Use luvas quando possível. Use meias que mantenham os seus pés secos e quentes.

Proteja os seus lábios
Use protetor labial para evitar que os lábios sequem com o tempo frio e ventoso.

Evite a desidratação
Beba muita água para se manter bem hidratado (a)

Vista-se adequadamente
Use vestuário que proteja o seu corpo do vento. O ar frio e ventoso provoca um efeito de vento-frio que é muito mais frio e mais perigoso do que a própria temperatura do ar exterior.

Evite o álcool
O álcool faz com que seu corpo perca calor, além de contribuir para a desidratação.

Informe-se sobre os seus remédios
Pergunte ao seu médico se algum dos medicamentos que toma pode torná-lo mais susceptível a algum tipo de patologia relacionada com o frio.

Alongamento ao acordar
Esticar o corpo ao acordar é uma excelente forma de estimular a circulação do sangue em todo o corpo. Com a musculatura aquecida por causa do alongamento, sofre menos ao abandonar a cama e terá mais disposição para ir trabalhar.

Coma algo leve
Um lanche antes de sair para o frio é melhor do que uma refeição pesada.  A refeição mais pesada exige um grande fluxo de sangue para o sistema gastrointestinal para ajudar na digestão. O processo digestivo pode impedir que o sangue quente circule para os dedos das mãos e dos pés.

Faça exercício aeróbico regularmente
O exercício aeróbico acelera o coração fazendo-o bombear grandes quantidades de sangue. Este mecanismo faz-nos respirar mais rápido, de forma, a ajudar a transferência de oxigénio dos pulmões para o sangue, e fá-lo suar, pois o seu corpo aquece. Estes exercícios ajudam a aumentar as células naturais do organismo, que nos ajudam a matar os vírus próprios deste tempo frio.

Relaxe
Se conseguir relaxar, você consegue acelerar o seu sistema imunológico. Quando colocamos as nossas habilidades de relaxamento em acção, existe um aumento da circulação sanguínea. Treine a sua auto-imaginação e use imagens agradáveis e calmantes, durante 30 minutos por dia.

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